Apresentação

Somos um grupo de 3 elementos e fazemos parte da turma do 12ºano (turma A) de Área de Projecto. Com este trabalho iremos desenvolver ao longo do ano assuntos relacionados com a saúde do nosso concelho. Pretendemos informar as pessoas acerca dos seus direitos e deveres relativos à saúde. Informaremos tambem a comunidade sobre as condições e as facilidades que os postos de saúde nos oferecem.



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tiróide em Portugal

Mais de um milhão de portugueses sofre de doenças da tiróide

Segundo a Sociedade de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) há mais de um milhão de portugueses afetados por doenças da tiróide. Assim, o Grupo de Estudos da Tiróide desta sociedade (GET), com o apoio do IPATIMUP, promove no dia Mundial da Tiróide, assinalado a 25 de Maio de 2011, um encontro dedicado ao público em geral e especialmente àqueles com doença da tiróide.
Neste encontro foi analisada a importância da tiróide e as doenças que afectam esta glândula.
As doenças da tiróide são bastante comuns e afetam sobretudo mulheres sendo os principais distúrbios o hipotiroidismo e o hipertiroidismo.
Em Portugal, surgem por ano mais de 400 novos casos de cancro da tiróide: pelo menos uma em cada 15 mulheres e um em cada 60 homens têm um nódulo na tiróide, que pode ser sentido ao toque.
A importância da deteção precoce desta patologia deve-se sobretudo ao risco de carcinoma. No entanto, apenas 5 a 10  por cento dos nódulos da tiróide são malignos.
Os médicos recomendam que os doentes com cancro da tiróide mantenham a vigilância regular para toda a vida (mais importante nos primeiros 5 a 10 anos), pois ainda que na maioria dos casos a doença esteja localizada, por vezes pode haver disseminação (metástases) no pescoço e a outras partes do corpo. Nesse sentido, o GET considera fundamental a divulgação e informação sobre a patologia nodular da tiróide entre os profissionais de saúde e a população em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário